PLATAFORMAS CARMEN MIRANDA


Todo mundo sabe que uma das maiores musas brasileiras no mundo inteiro era uma “tampinha”, não é mesmo?
Não, não estou falando de Gisele Bündchen. A musa em questão é linda, talentosa e… baixinha Carmen Miranda.

PLATAFORMA CARMEN MIRANDA - PLATAFORMAS CARMEN MIRANDA - Moda a Meu Modo

A “Pequena Notável” era natural de Portugal, mas veio para o Brasil logo que nasceu. Então é nossa! Era cantora e atriz e, na época que foi para os EUA trabalhar, chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher por lá. Muita competência, não é mesmo?
Com seus poucos centímetros de altura (1,52), Carmen usava e abusava da sandália plataforma e acabou por disseminar o calçado. Com o tempo, variações dos sapatos foram aparecendo, algumas mais delicadas e outras mais grosseiras, afetando mulheres com os gostos mais variados possíveis. Hoje, os modelos mais parecidos com o original voltam a fazer sucesso pelas ruas de todo mundo.

PLATAFORMA_01 - PLATAFORMAS CARMEN MIRANDA - Moda a Meu Modo PLATAFORMA_02 PLATAFORMA_03 PLATAFORMA_04 PLATAFORMA_05 PLATAFORMA_06 PLATAFORMA_07 PLATAFORMA_08

 

 

E você? Aprova as plataformas Carmen Miranda?

 

Assinatura Cissa

Conheça um pouco mais da história da musa aqui.

 

Cissa Santos

Publicitária e consultora de imagem e estilo. Apaixonada pela arte da moda e todas as suas possibilidades.

Outros posts de

2 Respostas

  • Maurício Exenberger em 24 de March de 2016, 00:18:00

    Carmen Miranda era uma etilista genial. Ela inventou o turbante e os saltos plataformas. Infelizmente, assim como aconteceu com Santos Dumont, o pai da aviação, com o tempo a contribuição de Carmen Miranda para o mundo da moda vai sendo ignorada e eliminada dos livros de história e revistas. Há décadas a imagem de Carmen vem sendo sistematicamente “queimada” por alguns críticos, mau humorados e elitizados. Ela é descrita como uma artista menor, extravagante, embora ninguém até hoje tenha conseguido imitá-la com perfeição. Dizem que Carmen era apenas cliente de Salvatore Ferragamo, agora apontado como o idealizador das plataformas. A verdade é que foi mesmo Carmen Miranda quem criou os sapatos plataformas assim como Santos Dumont inventou o avião. Esse italiano pode até ter feito algo semelhante, mas foi Carmen quem tirou do papel e popularizou os sapatos plataformas em razão de toda a popularidade que tinha como a estrela mais bem paga de Hollywood nos anos 1940. Camen nunca patenteou essas invenções, porque a prioridade dela era cantar e exibir suas criações. E ela fez isso muito bem em 15 filmes, programas de TV e shows. Segundo depoimento de Aurora Miranda, irmã da cantora, Carmen criou os sapatos plataforma por necessidade. Ela era baixinha e queria conciliar maior estatura sem abrir mão do conforto. Na década de 1930, ainda no Brasil, Carmen teve a ideia de adaptar para o dia a dia dela, com a ajuda de um sapateiro, os saltos inteiros usados até então apenas por deficientes, para dar equilíbrio e ajudar na locomoção de pessoas com pernas de comprimento diferentes.

    ResponderMaurício

Menu